quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Interagindo #05 Hatsune Miku + Calne Ca = Bacterial Contamination

"Itai, itai, itai, itai, itai, itai"



Aquela música assustadora e seu sentido ambíguo

Vocaloid é algo surpreendente. Qualquer um que saiba compor e manusear um sintetizador de voz pode criar músicas utilizando-se do cantor virutal. Há aqueles que prefiram fazer covers, e há aqueles que gostam de fazer músicas originais, conhecidas também como Vocaloid Originais Songs. Belas criações são o ponto chave para que um producer se sobressaia ou não no meio "vocalistíco". Os que possuem "P" no nome são aqueles que possuem certa popularidade no NicoNico Douga (o YouTube japonês), tendo eles também um fandom próprio.

A mais famosa atualmente é a vocaloid Hatsune Miku. Há quem num primeiro contato já tenha se deparado e confundido o avatar com um personagem de anime. Isso é normal, justamente por seus desenhos serem nesse estilo. A popularidade de Miku na época de seu lançamento foi tanto que a Crypton (empresa responsável pela criação da voicebank como é chamada) não estava dando conta do recado. As vendas foram muitas e graças a isso a Crypton e outras empresas investiram em vocaloids, cada qual com um avatar diferente, uma voz diferente e personalidades a serem trabalhadas pelos producers, que nos deleitam com as mais diversas músicas. 


Músicas estas que acabam migrando para outras mídias como a light novel, o mangá e recentemente o anime (como aconteceu com Mekakucity Actors).

A Calne Ca é um derivado da Hatsune Miku, da mesma forma que Yowane Haku. O termo derivado é utilizado para descrever um fanmade de um personagem de Vocaloid baseado num personagem já existente. Logo, Calne Ca é baseada em Hatsune Miku.

Ela foi criada pelo animador em 3D Deino e foi lançada no dia 15 de março de 2009. Seu nome vem de kara (骸) e ne (音), bem como CA (シーエ) o simbolo na tabela periódica para cálcio. Isso na verdade é a composição de Calne Ca ser um esqueleto mecanizado com uma pele (revestimento) na forma da Hatsune Miku. Basicamente, a Calne Ca é um invólucro, sendo uma espécie de menina ciborgue - pelo menos na aparência - porque em essência, ela é como um esqueleto mecanizado ou uma Miku deformada. O inseto em seu cabelo também é conhecido por ser o seu melhor amigo. Pode ter sido aliás, uma citação de um fã ou do próprio Deino. 

Conceito da Calne Ca

Há uma trívia em relação a algumas criaturas que são vistas nos vídeos frequentemente e que acompanham a Calne Ca. Uma dessas criaturas é um crânio que caminha ao lado dela chamado Chibi Calne Ca, que é conhecimento oficialmente como Rubidium, sendo o mesmo tipo de máquina que a Calcium. Não possui um copro de modo que seus tendões de metal são a única mobilidade para a cabeça. Outra forma que aparece geralmente é uma criatura de cauda longa chamada de Magnesium (Mg).

Calne Ca foi reconhecida oficialmente pela Crypton (assim como outros derivados) e tem aparecido nos jogos intitulado Project Diva. Sua primeira aparição foi no music video "Machine Muzik" e desde então apareceu em mais outros dois vídeos, sendo um deles o "Bacterial Contamination".


A música Bacterial Contamination foi criada por Kanimiso-P com vídeo feito por Deino e foi upada no NicoNico Douga  no dia 03 de fevereiro de 2012, ganhando 240.000 visualizações desde então. Sua "cópia" para o YouTube (upada agora por Deino em seu próprio canal) tem mais de 1.000.000 visualizações. O vídeo original pode ser acessado clicando AQUI enquanto o legendado em português AQUI.

A letra em si é vaga e não possuem um único significado, sendo uma música ambígua. Há duas interpretações. 

A primeira, levando ao pé da letra fala que a Hatsune Miku tenha sido contaminada por algum tipo de bactéria (presente em seu cabelo) e tenha se tornado o esqueleto (Calne Ca). Sua agonia é sentida durante a música com constantes "itai" - o equivalente para dói -, sendo sua única saída passar a infecção para outra pessoa e morrendo logo em seguida devido ao estágio avançado do contágio.


A mais comum porém, é que a música é sobre uma garota que está sendo intimidado por seus colegas de classe, o famoso bullying, que seria a tal contaminação. O jeito que ela acha para sair da situação é "contaminar" outra pessoa afim de não se sentir sozinha, fazendo com que a "salvadora" se aproxime e seja igualmente contaminada sofrendo junto com ela. A garota se torna igual ou até pior que seus intimidadores. Mesmo com essa escolha, que não traz benefício, ela acha a morte é a melhor saída, suicidando-se e deixando seus germes na outra garota, dando assim continuação no processo.

A canção aliás, é considerada "Nightmare Fuel", justamente devido ao seu estilo perturbador e ameaçador, e o seu estilo 3DPV só ajuda a fixá-lo, sendo belo a sua maneira.

Na verdade, a música mostra uma realidade japonesa, que é o país com a maior taxa de suicídios. O bullying lá não é como aqui - que recentemente vem sendo trabalhado de forma mais abrangente, afim de evitar futuras tragédias. Pelo que li/vi - se não me engano no canal AquiPode -, os responsáveis, isto é, pais, professores, direção da escola não se envolvem nesse tipo de conflito, sobrando para que a própria pessoa o resolva, afim de formar adultos que saibam resolver seus próprios problemas. Por um lado não é totalmente errônea essa forma de pensar, contudo, o psicológico da pessoa é agravado de tal maneira que o suicídio acaba sendo a única saída que lhe resta. Este seria um dos motivos de adolescentes se suicidarem, além da pressão estudo/vestibular/faculdade.


Eu já cheguei a desconfiar se a música seria mesmo interpretada pela Miku, justamente pelo tom sombrio de suas notas. Erroneamente presumi que fosse uma append - basicamente quando o dublador grava suas voz em diferentes tonalidades para o mesmo vocaloid. Contudo, trata-se somente de mudanças na criação da música, dando a entender que é Calne Ca quem canta e não a Hatsune Miku.

Infelizmente a música não faz parte de nenhuma compilação (CD), mas há diversas outras versões (covers) dela com voicebanks diferentes. Basta escolher a sua preferida!


O post foi digerido graças a imensa ajuda do site Vocaloid Wiki

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Quanta informação neste post! Sempre me surpreendo com o tamanho desse "universo Vocaloid". Interessante o tema da música, tentarei dar uma conferida depois.

    ResponderExcluir
  2. Um post de Vocaloid!! Saudades!

    Sobre a música, ela é medonha, a animação é ainda mais, por ser tão bonita, assusta!
    Não é só a letra dessa música que não faz sentido (ou tem mais de um), tem outras também, como por exemplo, a Rolling Girl, composta pelo Genjitsutouhi-P, também conhecido como wowaka.
    Quando vi a imagem do post achei que era sobre album filme de terror huauhhua, olha só, só depois que eu que era a Miku da Bacterial Contamination.

    Abraços Natyy

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...