segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Mekakucity Actors: Grandes desejos têm altos preços

From Vocaloid Series



O anime baseado em músicas de vocaloid, from Jin

Mekakucity Actors é um anime baseado numa série de músicas de vocaloid conhecida como Kagerou Project, que foi criado por Jin, também conhecido como Shizen no Teki-P. O anime foi ao ar no dia 13 de abril de 2014, contando com 12 episódios exibidos até 29 de junho de 2014.


O enrendo da trama se resume na organização Mekakushi-Dan e os característicos olhos vermelhos de seu membros, que dão habilidades paranormais aqueles que o possuírem. Inicialmente, somos apresentados a Shintaro Kisaragi, um jovem de 18 anos que é um NEET que após dois anos de isolamento é forçado a sair de sua zona de conforto para comprar um novo teclado, após derrubar refrigerante no qual usava. Contundo, o anime é mais do que isso, vindo apresentar outras personagens que fazem parte do grupo, bem como a entrada de Shintaro para o grupo e o significado dos olhos vermelhos e suas habilidades para a trama como um todo.

O anime possui um "tempo" um tanto confuso, ora nos mostrando fatos presentes, ora mostrando o que levou a esses fatos, ora se focando no fio condutor, ora se focando em algum personagem e é preciso muita atenção para se entreter no anime e continuá-lo até o final.


Outra coisa característico do anime é seu uso de cores, que aqui serve para expressar o estado em que as personagens se encontram. Enquanto em momentos normais as cores são como de qualquer anime, quando as personagens se veem encurraladas ou então com um estado de espírito alterado, as cores do cenário ao redor simplesmente desaparecem, mostrando somente a personagem e sua cor vibrante. O cenário aliás, em certos momentos se mostra nas cores azul e vermelho, com leves distorções do tempo.

Até certo momento, como extra dos episódios, somos apresentados a "história do Monstro", que visa nos informar, posteriormente sobre sua existência no nosso mundo, e que faz a trama toda girar em torno do destino movido pelo desejo humano que se manifesta na forma de uma cobra, aliás,sendo o fio condutor de tudo. Impossível não relacionar o poder de persuasão desta cobra com a cobra que induz Eva a comer o fruto proibido, mostrando que o significado na verdade é de benefício próprio (para a cobra) utilizando-se das pessoas (as personagens) para alcançar tão objetivo.


O desejo aqui, aliás, pode ser fortemente interpretado como as forças que regem não somente nossas vidas (no caso daqueles que possuem os olhos vermelhos), mas toda uma existência, como já abordado em outras obras e consequentemente tal preço a ser pago para vê-lo atendido. E que como consequência afeta todos os envolvidos.

Seus personagens são carismáticos, cada qual com seus tramas pessoais e suas habilidades únicas, bem como a participação para cada um na obra, sendo de grande importância para o rumo final do anime, afim de mostrar como todos estão de alguma forma entrelaçados na coisa toda.


Para melhor entendimento da obra é um tanto necessário que haja um certo conhecimento prévio, isto é, conhecer as músicas das quais a obra foi baseada, que compõe o Kagerou Project e que estão, inclusive presentes em diversos episódios. Contudo, não é algo obrigatório - eu mesmo desconheço os vídeos e suas respectivas traduções -, mas com certeza torna tudo muito mais fácil, inclusive na hora de criticar.

Muitas das músicas, que na original representa um personagem e sua importância na trama de Mekakucity Actors são originalmente interpretadas por Hatsune Miku e IA. Entretanto, o uso das músicas aqui tiveram suas interpretações feitas por vários utaites, como Maria from GARDNíDELiA, Lia e outros.

O tema de abertura ficou por conta de Maria from GARNiDELiA com "Daze" sendo substituído no episódio 6 por "Headphone Actor" interpretado por LiA, enquanto no episódio 9 o tema foi "Ayano no Roofuku Riron", interpretada por Aki Okui. Seu tema de encerramento ficou por conta de LiA com "Days" e assim como aconteceu na abertura, teve substituições em alguns episódios. "Yuukei Yesterday" por LiA fecha o episódio 6, enquanto no episódio 8 o tema de encerramento foi "Lost Memory", por Kouta Matsuyama from BYEE THE ROUND. Contudo, o anime não se limita somente a essas músicas, contando com outras mais no decorrer da série. Todas as músicas foram produzidas por Jin, que também participou da produção da série.


A mudança das interpretes da músicas, que em sua maioria são do Kagerou Project contudo, não recebeu aprovação dos fãs mais fervorosos da série, mas deu um novo clima para a série, diferenciando-a um pouco dos vídeos.

Mekakucity Actors pode ser confuso para alguns, não entregando seus pontos chaves diretamente - até hoje confesso dizer que não sei se realmente entendi a obra por completo -. Se eu falar mais do que escrevi, estarei entregando muitos spoilers e isso não seria legal. 


Com uma série de 12 episódios, seu final se tornou um tanto corrido e o estúdio Shaft - em meio à tantas críticas - conseguiu provar que série baseados em músicas de vocaloids são sim possíveis - da mesma forma que tais músicas migram para as páginas, através de light novels e mangás. Talvez o anime em si não tenha sido o tal da temporada de primavera, mas trouxe algumas lições: Se você for desejar algo, saiba que haverá um preço equivalente aquilo que deseja, e que isso pode afetar todos a sua volta, alimentando coisas que deveriam permanecer quietas.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu vi o primeiro episódio na estreia e curti muito o visual, mas a falta de informação me desanimou. O fato de desconhecer o universo vocaloid também não ajudou.
    Foi bom lembrar dele, pois já pretendia dar outra chance.

    Fiquei curioso em relação a "história do monstro", me lembrou (pela função que parece ter) o conto de fadas presente em Monster, que é parte fundamental no enredo. Caso não conheça (não chega a ser spoiler): https://www.youtube.com/watch?v=AE9qPRIt1vU

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Eu não vi ainda, mas pela resenha eu entendi que é um anime mais complexo do que pode parecer. Achei interessante a jogada com as cores! Talvez eu dê uma conferida!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. o uso de utaites foi necessária, imagino. pensa nessas músicas no original: com aquelas vozes @____@. olha, vi uma amiga comentando sobre no Twitter. fui perguntar se é um animê bom, e ela disse que era confuso [ainda mais pra quem não conhece as músicas]. fiquei com um pé atrás sobre assistir ou não. acabei não pegando pra conferir. mas, como sua resenha me animou, vamos ver se baixo...

    ah, sim, nem estranho você resenhar esse animê já é fã de Vocaloid :)
    P.S.: É a Suzi, do Não Tem Pão, só que noutra conta. Fica mais fácil de acompanhar e retribuir na conta do meu outro blog.rs ▷▶emilie escreve

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...