quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Preciso falar sobre... Reclamando do povo que está reclamando do povo que está reclamando do preço do Anime Friends 2017

imagem salva do facebook Anime Friends

E o assunto do momento no fandom de anime e frequentadores de evento (sejam eles cosplays, otaquinhos, meninos, meninas, famílias inteiras e o diabo a quatro) é em relação ao preço e os youtubers do Anime Friends 2017 - que não sei se ainda detém do título de "maior evento de animes da América Latina".


No começo do mês, o Anime Friends pegou algumas pessoas de surpresa quando anunciou que mudaria de local, do Campo de Marte para o Transamérica Expo Center (um lugar que eu não faço ideia de onde seja mesmo que a organização tenha colocado um "como chegar" na sua página do facebook, o que eu sinto, pois realmente curti o local que era o Campo de Marte - aliás, parece que o Transamérica é um local que possui estrutura no que o Campo de Marte era um pouco falho -.  Além da mudança de local, o AF que acontecia sempre em dois finais de semana, acabou caindo para somente um (três dias, sexta, sábado e domingo). Provavelmente (já que eles não falaram diretamente), isso se deve ao fato da situação econômica que está assolando todo o país - seja você empregador, funcionário, desempregado e o diabo a quatro - isso sem contar o local, que provavelmente é digno de local de evento, com suporte para tal.

Alguns dias depois, o AF conseguiu prender a atenção de seu público quando anunciou a sua primeira atração internacional - que ultimamente tem sido meu objetivo no evento -, a banda japonesa Do As Infinity - que é responsável por hits de animes conhecidos, como dois encerramentos de Inuyasha e a primeira banda que eu realmente tive contato, afim de baixar músicas e ir atrás do resto -. Ainda não vi (e não sei se já informaram em qual dos três dias a banda irá tocar), mas realmente foi um golpe certeiro afim de chamar a atenção de seu público - que recentemente mudou, com a ascensão dos youtubers à nível de celebridade, o que está gerando mimimi pelo facebook afora. 

Falando por mim: eu não gosto disso em eventos, logo minha participação nele caiu (e não foi somente por causa disso, mas a medida que você vai em mais e mais eventos, as novidades acabam sendo poucas e chega uma hora que simplesmente cansa, como aconteceu com pessoas que foram os dois primeiros anos seguidos na CCXP), se limitando somente quando havia alguma participação internacional que compensasse, com os shows de j-rock: Kaya no Ressaca Friends 2013 (só clica), An Cafe no Anime Friends 2014 (para ler sobre o show clica aqui), FLOW no Anime Friends 2015 e por aí vai (lembrando que meu último AF foi no show do FLOW em 2015). Só que ultimamente, a galera deu pra reclamar da ascensão dos youtubers - tanto que muitas pessoas criticaram abertamente a participação da Kéfera no filme Eu Fada, sem verificar que ela era somente uma atriz (que estudou para isso) e a história tinha sido escrita por uma escritora de renome. Esse é só um exemplo. Eu me incomodei com o fato de haver youtubers nem eventos de animes? Sim, só que nesse caso, eu não sou obrigada a ir e assistir a palestra/bate-papo deles - sendo que eu assistiria uma palestra/bate-papo com o Joe Inoue - que além de cantor de música do Naruto, é Youtuber.

Enfim. Nesta última sexta-feira (17/02/2017), o Anime Friends divulgou o preço dos ingressos para os três dias, informando que não haverá venda no local - que vai ser em quantidade limitada antecipadamente, também por conta do tamanho do local (se é menor ou maior que o Campo de Marte eu não sabo) -, sendo de 80 Temers para cada um dos três dias e um pacote de 200 temers para quem prefere/vai os três dias.

imagem salva do facebook Anime Friends

E tem gente no facebook reclamando do povo que está reclamando do preço. Eu achei absurdo e acho que todo mundo tem o direito de achar também (afinal, não é todo mundo que está tendo estabilidade financeira, aliás, alguém tá? Porque eu tê desempregada). E sim, muita gente está comprando esse evento com a CCXP (porque os valores estão parecidos) e bem, o que posso dizer é que o pessoal não está um todo como errado. Eu fui na CCXP ano passado e achei que os 100 e pouco que paguei para o ingresso de um único dia compensou, tanto que se pá eu recebi o valor de volta em forma de descontos. Mas veja bem, a organização de uma tem porte para pedir 100, 200 num ingresso para um dia, enquanto a outra não tem - e devido as experiências anteriores não muito agradáveis, eu fico com um pé atrás agora. O povo reclama que só tem youtuber, mas quem tá consumindo esse produto? Os fãs dos youtubers. E só para comparar, quantos artistas internacionais a CCXP consegue trazer? Sem contar que em ambos os casos, a situação é diferente.

As editoras de mangás conseguem trazer artistas para uma CCXP, mas porque elas não o fazem num evento "próprio" como o AF? A Comix, que é uma comic book shop famosa de São Paulo há muitas edições sequer participam do AF (e eu não faço ideia do motivo, seja ele financeiro ou pessoal), quando que o outro consegue trazer a Netflix, Warner, Sony, Fox, Iron Studios. Ok, os públicos são diferentes. Em sua maioria, quem vai no AF são adolescentes (e alguns já cresceram, se tornaram adultos e de tanto ir no evento, simplesmente cansaram, como foi meu caso). Na CCXP tem público para cada dia. Enquanto andava pelo local, em dezembro passado, eu peguei uma palestra justamente sobre isso: se você é colecionador de miniaturas, seu objetivo é ir no primeiro dia (quinta-feira) e comprar os lançamentos antes que eles se esgotem; domingo por exemplo, é o dia "mais família", aquele que vemos pessoas que foram curtir o evento, não comprar lançamentos (tanto que algumas coisas já tinham se esgotado no domingo). 

Sim, eu estou comparando o evento x com o evento y, simplesmente porque os preços estão praticamente se igualando e é isso que o povo está reclamando no facebook. E você sabe porque reclamam né? Porque muitos querem ir, mas por conta da mudança de local (que pra mim ficou longe pra cacete) + preço do ingresso + dinheiro de sobrevivência, simplesmente não vai dar e muitos querem assistir a apresentação da banda DAI (como é o meu caso). Só que, infelizmente, devido as minhas atuais circunstâncias, simplesmente não dá. Paciência!

Eu até queria reclamar mais, mas só vou fechar o post falando: do jeito que as coisas andam, é bem provável que eu vá ao Festival do Japão - que coincidentemente acontece nos mesmos dias que o AF -, agora só falta divulgarem o valor dos ingressos. E o povo devia parar com mimimi. Tá caro? Tá. Você quer ir? Tem condição? Se tem, bom evento, se não tem paciência, não é reclamando que você vai conseguir que as coisas sejam do jeito que você quer. Você faz sua parte nesse eventos? Sim? Então, durma tranquilo. Não? Não reclame oras.

imagem retirada do facebook alheio

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Estou dando umas férias prolongadas ao Facebook eu não vi, mas o chorume foi tanto que transbordou em todas as redes. Foi a mesma coisa na CCXP do ano passado. O que aconteceu, o povo foi em peso, quem precisou pegar fila viu o inferno. Agora será que finalmente a Yamato vai se mexer em tentar tirar uma casquinha da BGS e da CCXP? Estou até pensando em ir mas, com um pé atrás.

    Esse povinho deveria seguir o famoso bordão do Juluis: Se não comprar o desconto é maior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu fui no domingo da CCXP ano passado e não achei que as filas estavam grandes (não fui nos painéis, uma vez que precisa tirar um dia inteiro só para isso). Na verdade, eu até me surpreendi de ficar menos de 10 minutos para ir ao banheiro (coisa que já cheguei a ficar uns bons 30 minutos em alguma edição do AF). Esse é o problema. A Yamato está investindo em um lugar maior (provavelmente esse é um dos motivos do ingresso caro), mas fica aquele medinho né, já que conhecemos a fama do AF (Anime Fila).

      Excluir
  2. Eu não vou então não vou reclamar hahaha. Fui a Comic Com em São Paulo, gostei, mas não achei isso tudo acho que não sou de eventos... Quer dizer, de bienais eu gosto e costumo fazer estragos fabulosos!

    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu fui na CCXP e adorei, tanto que se tudo der certo, pretendo voltar esse ano. O povo vai e reclama. O povo não vai e reclama. Estamos na geração mimimi.

      Excluir
  3. E ia no AF quando ainda era numa universidade do lado do shopping Anália. Tipo 2007/2008 xD
    A melhoria do evento melhora a cada ano, tanto em lojas quando em atrações mas não em estrutura. Agora, esse valor, sendo que é um evento que vão mais CRIANÇAS/ADOLESCENTES do que adultos (infelizmente é verdade, o CCXP vão mais adultos) não é pra qualquer um. Ou pra qualquer pai pagar 80 temers.
    Talvez tenha ficado dessa forma depois do cosplayer na novela? xD
    A Bela, não a Fera | Youtube Channel | Vem conversar comigo no Twitter!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...