quarta-feira, 22 de março de 2017

Homem-Aranha Aranhaverso #06 Spider Girl, Inimiga Pública

O poder do universo alternativo


Descobri lendo HQs que existem universos alternativos paralelos - tanto na Marvel quanto na DC -, que em muitos casos servem para confundir as pessoas, mas que também servem para as pessoas leigas (como eu) - e os leitores mais assíduos que estão a procura de uma boa história, mesmo que estas não façam parte da cronologia oficial daquele personagem - afinal, o que seria uma "cronologia oficial" quando se tem várias versões para uma mesma história?

O multiverso (como é chamado) é basicamente um modo que os roteiristas têm para explorar várias versões das suas histórias e personagens sem modificar o universo padrão, que na Marvel é a Terra 616 e na DC é a Terra 0. Nestas terras (ou universos) padrões, é onde estão as histórias mais conhecidas e a tal "cronologia oficial", como a história "Piada Mortal" do Batman (visto que existem outras e outras histórias que contam a possível origem do Coringa, é na Piada Mortal que está a origem oficial). No seriado The Flash, por exemplo, dá para se ter uma ideia de como funciona os universos alternativos. Ou a última saga da Marvel que saiu por aqui, "Guerras Secretas", onde múltiplos universos se colidem com o atual Universo Marvel. Histórias de universos alternativos também são bacanas para ver até onde vai a criatividade dos roteiristas e talvez o mais legal é a possibilidade que o "e se..." proporciona. 


No Aranhaverso (Spider-Verse no original), publicado por aqui pela Panini desde 2015, é uma série que reuni os heróis aracnídeos de diversas dimensões, gerando alguns frutos, como a Spider Gwen e pasmem, até o Aranha Porco (aquele personagem simpático do filme do Os Simpsons). Spider Gwen se passa numa realidade (Terra 65) aonde a famosa antiga namorada do Homem-Aranha, Gwen Stacy foi picada por uma aranha radioativa no lugar de Peter Parker, se tornando a Mulher Aranha (Spider Gwen é só para nós leitores) e quem morreu sob sua responsabilidade foi o próprio Peter Parker, que aqui se torna o vilão Lagarto. 

E as estranhezas não param por aí. O Capitão Stacy e o Tio Ben continuam vivinhos da silva, Frank Castle (outrora o Justiceiro) trabalha na polícia; Matt Murdock (o Demolidor) é um assassino e trabalha para o Rei do Crime; Mary Jane é vocalista de uma banda que leva seu nome (que tem a própria Gwen como baterista) entre outras tantas mudanças feitas afim de adequar o universo a história.

A narrativa em si foi muito bem desenvolvida, porque assim como em outras histórias do Aranha, em Spider gwen os roteiristas souberam trazer a história o mais perto possível do público, características que a Marvel vem tendo a algum tempo com suas histórias e que vem dando certo. Bacana também é que apesar de ser outra protagonista, Spider Gwen ainda traz aquela coisa que fez os quadrinhos do aranha com "grandes poderes, vem grandes responsabilidades", mostrando que não é fácil ser uma super-heroína que tenta manter uma relação amigável com seus pai - que descobriu sua identidade secreta -, enquanto tenta ser aceita pela sociedade como uma amiga e não inimiga pública, de seus problemas pessoas com as integrantes da banda Mary Jane e tenta superar e conviver com a dor da morte de Peter, tudo isso enfrentando adversários como o Abutre e o Rei do Crime.


As ilustrações de Robbi Rodriguez, com cores de Rico Renzi casaram muito bem com uma história como Spider Gwen, trazendo um ar mais urbano para a narrativa. Infelizmente, a história se encerra abruptamente com a deixa para uma continuação (que ao meu ver está na revista Homem Aranha Aranhaverso #08, publicado por aqui em janeiro de 2016) e duas histórias especiais da Gwenpool.

Resumindo tudo Homem-Aranha Aranhaverso #06 Spider Girl, Inimiga Pública é um arco fechado que serve muito bem para quem curte um protagonismo feminino unido a um bom roteiro.


Homem-Aranha Aranhaverso #06 Spider Girl, Inimiga Pública - setembro de 2016 - Jason Lautor (roteiro), Robbi Rodriguez/Rico Renzi (arte) - lombada quadrada - capa couchê - papel LWC - periodicidade bimestral (banca) - Panini Comics - R$18,50

Vinda diretamente do Aranhaverso, Gwen Aranha finalmente ganha sua própria série! Logo de cara, percebe que ser uma super-heroína pode custar muito caro, pois além de explicar ao seu pai, o Capitão Stacy, do departamento de polícia de Nova York, os motivos que a levaram a vida de combate ao crime, Gwen Stacy também precisa encarar adversários como o Abutre e o Rei do Crime! E ainda: conheça Gwenpool! (Spider-Gwen 1-5 e Gwenpool Holiday Special 1)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...