quinta-feira, 30 de março de 2017

Star Wars - Tarkin: o livro que te faz torcer pro Império


Star Wars: Tarkin - James Luceno - 2015 - 368 páginas - Aleph

Após o golpe que deu fim à Ordem dos Cavaleiros Jedi, com o tempos da Velha República cada vez mais no passado, Wilhuff Tarkin é um oficial de confiança em um Império ainda jovem, e sua atual tarefa é ferir a construção de um empreendimento espacial conhecida como Estrela da Morte.
É nessa situação que Tarkin se depara com um ataque ardiloso à estação, envolvendo uma transmissão misteriosa, feita com uma tecnologia que não se via desde as Guerras Clônicas. Por ordem do próprio Imperador, o oficial divide com o pertubador Darth Vader a liderança de uma força-tarefa dedicada a encontrar e deter os responsáveis pelo atentado.
Os inimigos do Império, porém, têm planos muito mais ambiciosos, e o que deveria ser uma mera investigação rapidamente se torna uma caçada, com cada um dos lados buscando estar dois passos à frente do adversário. Para vencer esse jogo a tempo, Tarkin precisará relembrar e aplicar todas as suas experiências de vida - dos ritos de passagem de sua juventude a decisões estratégicas em seus inúmeros cargos de autoridade -, mostrando a todos por que lhe foi confiada a arma mais terrível da galáxia.

Sabe quando algo complementa outro? Pois bem, é isso que Tarkin faz. Sabe o filme Uma História Star Wars: Rogue One? O livro Tarkin complementa muito bem o filme, mostrando um pouquinho dos bastidores.


Geralmente assistimos a um filme ou lemos um livro e sua história é focada nos mocinhos, nos caras que tem que fazer a coisa certa, certo? Com Star Wars: Tarkin, a coisa é um pouco diferente.

O nome Tarkin não é tão desconhecido assim, embora somente os fãs mais chegados saibam exatamente quem ele é. Ele é basicamente uma das peças chaves da Estrela da Morte, não somente por ser seu comandante, mais por ter sido ele, no Episódio IV: Uma Nova Esperança, que deu as ordens para "testar" o poder de fogo da estação bélica, destruindo assim o planeta Alderaan.

Embora o livro traga claramente o nome do governador Grão-Moff na capa, James Luceno abre o leque de possibilidades para aprofundar outros personagens importantes de Star Wars, tais como o próprio Darth Vader e até o Imperador Palpatine, sem deixar de lado o protagonismo aqui.

Sua narrativa se alterna bastante entre o presente: momento do qual a história se passa (cinco anos após o golpe contra a República), em que Tarkin, junto de Vader precisam encontrar os responsáveis por uma transmissão misteriosa (que pode colocar em risco toda a operação). Só que as coisas não vão ser fáceis, uma vez que essas investigações rapidamente se torna uma caçada, com cada lado buscando estar dois passos a frente do outro; e o passado de Wilhuff Tarkin, que foi moldado desde cedo a ser o personagem que conhecemos, de uma maneira deveras interessante.

Tarkin é aquele tipo de livro aonde o autor fez seu trabalho tão bem que em determinada parte da leitura eu me toquei que estava torcendo para o Império, o vilões, enquanto os dissidentes são o início da Rebelião, ou seja, os mocinhos, tipo "isso não tá certo!".

Cronologicamente, já que o livro faz parte do Cânone oficial da franquia Star Wars, Tarkin se passa em algum momento antes do filme Rogue One e como eu disse anteriormente ele serve bastante para complementar ainda mais a história (assim como todo o material do Universo Expandido, seja ele cânone ou legends).

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...